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“Uma Escola Waldorf lida com o desenvolvimento interno e individual de cada criança. Cada alma que adentra ao ambiente escolar Waldorf é reconhecida como um indivíduo particular, com suas características próprias e peculiares. As crianças querem ser percebidas continuamente em seu desenvolvimento pelo professor e pela família, durante um período bastante longo. Esse período escolar na vida da criança é formador de sua identidade e individualidade , tanto cognitiva, quanto afetiva e espiritual. O professor deve tomar-se da biografia de cada um, percorrendo a todo instante os estados de desenvolvimento tanto passado , como presente e futuro, que conflui na consciência do professor de classe tudo o que a criança é e será nesses oito anos de vida escolar.”
Por que existe, durante tantos anos, o mesmo professor de classe na Escola Waldorf?
Uma Escola Waldorf não lida com a passividade da criança como se elas fossem apenas receptoras de uma vontade social .
Uma Escola Waldorf lida com o desenvolvimento interno e individual de cada criança. Cada alma que adentra ao ambiente escolar Waldorf é reconhecida como um indivíduo particular, com suas características próprias e peculiares.
As crianças querem ser percebidas continuamente em seu desenvolvimento pelo professor e pela família, durante um período bastante longo.
Esse período escolar na vida da criança é formador de sua identidade e individualidade , tanto cognitiva, quanto afetiva e espiritual.
Para uma maior relação com os pais e com a criança, o professor de classe acompanha o seu grupo por oito anos ( da alfabetização até o oitavo ano ), pois o professor tem a função de promover junto com a família o despertar da consciência da criança.
O professor deve tomar-se da biografia de cada um, percorrendo a todo instante os estados de desenvolvimento tanto passado , como presente e futuro, que conflui na consciência do professor de classe tudo o que a criança é e será nesses oito anos de vida escolar.
O professor de classe forma um envoltório anímico e etérico ao redor da criança, com uma autoridade amorosa, cujas as forças adquirirão uma certa autonomia, resultando na formação de uma imagem integral do mundo, para que a criança possa , harmonicamente , corrigir suas inabilidades e construir novas aquisições.
Podemos dizer que o professor de classe contribui para formar a identidade da criança, ou seja , quer desenvolvê-lo em todos os seus aspectos, quer despertar todas a suas qualidades e disposições inatas e quer estabelecer um relacionamento sadio entre a criança e o seu mundo ambiente, considerando a sua maneira de viver.
O professor de classe pretende ser um espírito universal e não apenas um especialista de matéria.
O professor de classe tem a responsabilidade de permitir , sem julgar , a promoção dos conhecimentos necessários a vida , pois não se limita, nunca, a um programa de memorização e pontuação, mas visa criar uma atmosfera orgânica e viva diante dos conteúdos científicos e espirituais, formando indivíduos práticos e conscientes, criativos e curiosos, pois tudo que causa alienação , para Rudolf Steiner lhe soa como estranho.
Uma mente assim formada haverá lugar para a fantasia e a criatividade.
Haverá lugar para sentir , pensar e agir.
O universo não poderá ser transformado em algo inteiramente cognoscível, como um mecanismo no qual cada parte é conhecida.
Um bom professor de classe Waldorf, deixa sempre pairar um pouco de mistério no ar, provocando na criança a curiosidade e o respeito diante do desconhecido e a vontade de conhecê-lo, pois um universo reduzido a um conjunto de leis inteligíveis, que logo, em primeiro contato, a criança já recebe todo o fenômeno ali contido, só lhe causará desconforto e empobrecimento, criando um movimento estático com um pensamento bitolado.
Ao acompanhar a classe durante oito anos, o professor passará, junto com os seus alunos, por uma transformação significativa.
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